É a vida apenas sobre como evitar a dor? Ou há algo mais? nos deparamos diariamente com a incessante luta de viver bem, seja indo todos os dias trabalhar, marcar consultas médicas, evitar o stress, alimentação balanceada. certa vez ouvi de um renomeado psicologo que felicidade não é ser, é estar. você não é feliz. não existe pessoas felizes, e sim, pessoas que estão felizes se as pessoas fosse felizes jamais elas chorariam uma perda de um parente, ou uma situação que as deixasse triste. Felicidade é um estado de espírito e estamos que está sempre em busca dela.
"É feliz a pessoa que trabalha naquilo que gosta e aprendeu fazer bem feito, o casal que se ama e está sempre em namoro mesmo quando enfrenta dificuldades no relacionamento, é feliz toda pessoa que sente-se competente em sua atividade de existência." Cesar Romão.
Mas Porquê? porque sem ela a vida se torna muito mais difícil do que já se apresenta. Além disso não podemos jamais condicionar nossa felicidade a algo ou a alguém, "só serei feliz com isso, com aquilo, com tal pessoa", etc. A vida nos ensina quase sempre pelo caminho da dor o quanto é difícil galgar os degraus da sabedoria, quantas vezes surgem pessoas que nos puxam para o caminho contrário, quantas pessoas fazem-nos desvirtuar daquele caminho o qual deveríamos ter seguido. Mas por incrível que pareça isso não é ruim, pois é através desse caminho erroneamente trilhado que você pode ter uma fonte riquíssima de sabedoria e aprendizado. o ser humano tem SEDE de felicidade, viver muitas vezes é muito difícil mas cabe a você lhe dar com as situações que a vida apresenta.
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
(Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, 2003)
Augusto Cury
Nenhum comentário:
Postar um comentário