domingo, 19 de dezembro de 2010

Rancor, o câncer da alma.



"A misericórdia é o complemento da mansuetude, pois os que não são misericordiosos também não são mansos e pacíficos. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam uma alma sem elevação e sem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio das almas elevadas, que pairam acima do mal que lhes quiseram fazer. Uma está sempre inquieta, é de uma sensibilidade sombria e amargurada. A outra é calma, cheia de mansuetude e caridade."


Não precisa ser uma pessoa religiosa para entender o quanto esse sentimento faz mal para nós, para mim o rancor e a mágoa são o câncer da nossa alma, muitas vezes nós não percebemos e muitas vezes somente quando lembramos da pessoa que sentimos rancor é que sentimos o amargo dentro de nós, mas deveríamos perceber que é um sentimento que nos consome continuamente enquanto continuamos a cultivar esses sentimentos dentro de nós. Sei que muitas vezes em nossas vidas surgem pessoas que nos fazem mal, mas um dos segredos de nosso amadurecimento como pessoa se encontra justamente aí: O poder de perdoar nos eleva, não é a pessoa que está "errada" que deve dá o primeiro passo à reconciliação, mas sim, aquela pessoa que consegue visualizar o quanto aquela situação gera mágoas e atritos, e com certeza sua atitude em dar o primeiro passo, e suas ações diante dos fatos, irão surtir mais efeitos que suas palavras.


Sei o quanto é díficil perdoar principalmente quando achamos toda a situação a qual passamos injusta, mas também sei e já experimentei o doce sabor de perdoar verdadeiramente e o grande conforto que sentimos em nossa alma quando isso acontece, é difícil perdoar, mas quem disse que nossa vida seria coberta de flores? que mérito teríamos se tudo fosse tão fácil quanto queriamos? como diria Chico Xavier: “Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas,eu não teria saído do lugar... As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário