Acredito que o ser humano contribui para a criação de cada condição da sua vida, seja ela boa ou má, em função de sua maneira de pensar e sentir. Os pensamentos criam sentimentos, assim, passa-se a viver de acordo com esses pensamentos e sentimentos. Mas isso não significa que se é o culpado pelo que sai de errado na sua vida. Existe uma diferença entre ser responsável e culpar a si mesmo ou aos outros.
Quando falo sobre responsabilidade, na verdade estou falando sobre possuir o poder. Quem acusa o outro, entrega a ele o poder capaz de modificar a sua própria vida. Se você costuma fazer o papel de vitima, está usando seu poder pessoal para ser indefeso. Quem decide aceitar a responsabilidade não perde tempo pondo a culpa em alguém ou alguma coisa que está “lá fora”. Há pessoas que se sentem culpadas por criarem doenças, pobreza ou problemas no mundo que as cerca. Elas escolheram interpretar a responsabilidade como sendo culpa e sentem-se culpadas por que acreditam que falharam em alguma coisa. Para mim, porem a responsabilidade não tem nada a ver com a culpa.
Quem é capaz de usar problemas e doenças como oportunidade para pensar no que pode fazer para mudar sua vida, tem o poder a sua disposição para ajudá-lo. Muitas pessoas que passaram por doenças gravíssimas afirmam que elas foram o melhor que poderia ter-lhes acontecido por lhes proporcionar a oportunidade de repensar sua vida. Outras, contudo vivem dizendo: “Sou uma vítima, coitadinho de mim. Por favor, Doutor me cure.” Estas certamente terão grandes dificuldades em resolver seus problemas ou se curar de doenças. Responsabilidade é a capacidade de reagir a uma situação . Sempre temos uma escolha, isso não significa negar quem somos ou o que temos. Simplesmente quer dizer que devemos reconhecer que contribuímos para ser o que somos. Assumindo a responsabilidade, ganhamos o poder de mudar e dizer: “o que posso fazer para mudar isso?” É preciso, acima de tudo, compreender que todos nós possuímos o poder o tempo todo. Tudo depende do modo como usamos.
Trechos extraídos do livro: O poder da mente, Martin Claret
belo blog cunhado ! :D
ResponderExcluirtopa parceria com o meu?!
o meu estará pronto provavelmente dia 1° de janeiro.